Você está em Página Principal > Central de Notícias > Multiplicadores em proteção de maquinas
Ultimas Notícias

Curso qualifica agentes multiplicadores em proteção de maquinas

 

Os cursos para Qualificação de Agentes Multiplicadores em Segurança com Máquinas Injetoras de Plástico, coordenados pelos pesquisadores Roberto do Valle Giuliano (coordenador técnico) e pela educadora, Maria Muccillo, do Centro Estadual do Rio Grande do Sul (CERS) da Fundacentro, tiveram início em 1997.

Em seu corpo docente, o curso contou com a participação de João Donizeti Scaboli, diretor do departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo e membro da Comissão Permanente de Negociação dos Representantes Sindicais, e Ronald Haegly, engenheiro e membro da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Após dez anos de iniciativa da instituição, o último curso, realizado no período de 30 de Julho a 23 de agosto de 2007, foi dividido em dois módulos com aulas presenciais e trabalhos de campo realizados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Jundiaí, com carga horária de 144 horas.

O curso é destinado a atender profissionais que tenham conhecimento de operação com injetoras e que estejam empregados em empresa do ramo plástico, para que possam aplicar o conteúdo inserido no Projeto Construção de Máquinas. O objetivo é qualificar o desempenho de profissionais no papel de agentes facilitadores de educação e contribuir para a seleção destes no cumprimento da Convenção Coletiva sobre Prevenção de Acidentes em Máquinas Injetoras de Plástico.

Como parte dos objetivos específicos, o curso teve a finalidade de homogeneizar conhecimentos fundamentais em máquinas injetoras de plástico relacionadas à segurança no trabalho, compreender a Convenção Coletiva como instrumento de gestão em SST, além de superar paradigmas ultrapassados em educação em SST para adultos e adotar novas práticas educativas sustentadas em aportes pedagógicos.

O resultado da realização do curso culminou no credenciamento junto à Comissão Permanente de Negociação (CPN) dos alunos aprovados, de modo a facilitar o desempenho como educadores do curso obrigatório para operadores de máquinas injetoras de plástico, exigência da Convenção em vigor.

Para o ano de 2008, o objetivo da Fundacentro será o de agregar o curso de máquinas injetoras ao curso de máquinas sopradoras, do segmento de vasilhames, frascos e embalagens para remédios e que também apresentam riscos à saúde dos trabalhadores.

Enfoque na educação para a qualificação de agentes

Para a educadora e pesquisadora Maria Muccillo do Centro Estadual do Rio Grande do Sul (CERS) da Fundacentro, o diferencial ao inserir a educação na qualificação de agentes multiplicadores é a ampliação do trabalho educativo em quatro níveis de competência: o ser, o conviver, o pensar e o fazer.

Assim, a participação durante as aulas, permite a troca de papel o tempo todo, passando de alunos a protagonistas. A espontaneidade e a clareza de comprometimento reforçam a importância de que o adulto não deve só aprender, mas interagir em um conjunto de fatores no qual ele será cobrado, a partir do momento em que se transforme em um agente multiplicador. 

 
Fonte: Revista Proteção

 

 
Publicidade:

 

 
 
   
 
Site Segurança no Trabalho - João Carlos Pinto Filho - Técnico de Segurança do Trabalho - Todos os direitos reservados - 2008